O MEC estabeleceu, ao longo dos anos, importantes instrumentos de avaliação das instituições de ensino superior (IES). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) leva em consideração o seguinte tripé: I) avaliação das instituições; II) dos cursos; e III) do desempenho dos estudantes. O curso é analisado nos seguintes âmbitos: pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente e instalações físicas.

O SINAES possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, ENADE, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro.

 

Como é conduzida a avaliação?

– Enade 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma prova obrigatória realizada a cada três anos com alunos que estão terminando os cursos de graduação. O objetivo é avaliar a performance dos alunos em relação aos conteúdos, atividades, habilidades e competências programadas nas diretrizes de cada curso. O resultado geral de cada curso ajuda a compor a nota do conceito preliminar de curso (CPC).

– CPC

O Conceito Preliminar de Cursos é um índice de qualidade que avalia individualmente, com nota entre 1 e 5, os cursos de graduação. O cálculo é realizado anualmente e tem como base o Enade, a satisfação dos alunos em relação à universidade e às condições do curso, o corpo docente, a infraestrutura e outros aspectos importantes.

Os cursos avaliados com notas 1 ou 2 recebem visitas técnicas de analistas do MEC para reavaliar suas condições; os que receberem nota 3 são considerados regulares; já entre 4 e 5 são considerados cursos de excelência pelo MEC.

– IGC 

O Índice Geral de Cursos (IGC) é a medida mais usada pelo MEC e pelas universidades, pois analisa a organização didática da instituição, a presença de professores mestres e doutores, a quantidade de professores dedicados em tempo integral, dentre outros pontos. O objetivo é avaliar amplamente as instituições de ensino, considerando a média ponderada dos resultados do CPC e do Enade no ciclo de 3 anos.

Os resultados são divulgados de acordo com cada triênio, com notas entre 1 e 5, sendo abaixo de 3 insatisfatório, podendo resultar em fechamento de cursos com pior desempenho; 3 regular e mais de 4 satisfatório.

– CPA 

Toda IES, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de autoavaliação, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), observada as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A autoavaliação consiste no primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de mecanismos constitutivos do processo global de regulação e avaliação. Cada ano a CPA produz um relatório de autoavaliação institucional que contempla as dez dimensões do SINAES: 1) Planejamento e Avaliação; 2) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; 3) Responsabilidade Social da Instituição; 4) Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; 5) Comunicação com a Sociedade; 6) Política de Atendimento aos Discentes; 7) Políticas de Pessoal; 8) Organização e Gestão da Instituição; 9) Sustentabilidade Financeira; e 10) Infraestrutura Física.

 

A CPA da UCAM é composta por:

Adriano Corrêa de Sousa (Presidente da CPA)
José Carlos Oliveira dos Santos (Representante Docente dos Cursos de Graduação)
Aaron Lima Santos (Representante Docente dos Cursos de Graduação)
Marcelo Nascimento Lório (Representante Docente dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu)
Eduardo Shimoda (Representante Docente dos Cursos de Pós-Graduação strictu sensu)
Magali Cardoso da Costa e Silva (Representante Técnico-Administrativos)
Katherine Azevedo (Representante Técnico-Administrativos)
Dario Santos da Silva (Representante Discente)
Rosany Bochner (Representante Discente)
Luisa Borges Pontes (Representante da Sociedade Civil)

 

Relatórios

RELATÓRIO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UCAM 2023

2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO UCAM 2022

1º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO UCAM 2021

RELATÓRIO ANUAL DE AUTOAVALIAÇÃO UCAM 2020

2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO UCAM 2019

1º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO UCAM 2018

PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATO INSTITUCIONAL

Aguarde, realizando operação...