Faça Curso de Extensão em Gestão de Acervos na Candido Mendes

Instrumentos gerenciais para a gestão de acervos; Políticas de aquisição e trâmites institucionais; Documentação para acervo permanente: sistemas de catalogação e registro; Inventário e escrituração técnica. Modelos de inventários; Procedimentos para descarte e baixa de objetos registrados no sistema de documentação permanente; documentos de controle dos empréstimos e cessão de obras; Negociação de contrapartidas de empréstimos; Contratação de seguros; Gestão de acervos temporários e contratos de comodato; Metodologias de preservação e conservação; Pesquisas do acervo. Gestão de coleções.

>> CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS <<

Objetivo

Apresentar e discutir conceitos/práticas ligados à gestão de acervos utilizados em instituições museológicas no âmbito nacional e internacional. Refletir sobre a importância da instrumentalização de procedimentos para o gerenciamento de acervo museológico e coleção através de sistemas de registro e catalogação: inventário, fichas catalográficas, base de dados e sistemas digitais de registro, bem como a padronização da informação. Pesquisa do acervo: curadoria institucional Apresentar políticas de aquisição e descarte instituídas por instituições museológicas nacionais e internacionais. Afirmar a importância na instrumentalização de circulação e movimentação de acervo museológico visando o estabelecimento de normas e controle do acervo, assim como a disponibilidade do mesmo ao público externo. Apresentação de metodologias de preservação e conservação preventiva.

A quem se destina esse curso

O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins: Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.

Professor

Profa. Me. Daniela Matera

Profa. Me. Daniela Matera

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RIO e mestrado em Museologia e Patrimönio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Com experiência na área de Museologia, com ênfase em Coleção de Artes Plásticas, atuando nas áreas de Museografia, Documentação, Conservação Preventiva e Pesquisa, em especial na obra de Hélio Oiticica. Atualmente é Coordenadora Técnica do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MINC

Coordenação

Profa. Dra. Rosane Carvalho

Profa. Dra. Rosane Carvalho

É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional PróMemoria, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST.

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Extensão

icone carga horária

carga horária

8 h/a

icone horário do curso

horários

Sábados alternados – das 09h às 18h

Contato

icone E-LocalizaçãoPECS - Programa de Estudos Culturais e Sociais
Rua da Assembléia, 10 - Sala 106 - Centro - RJ
icone TelefoneTelefone:
(21) 3543-6489
PECS - Programa de Estudos Culturais e Sociais