Faça Curso de Extensão em Museus e Desenvolvimento Social na Candido Mendes

A inserção cidadã dos museus nas sociedades contemporâneas. Inclusão social, Museus comunitários, museus de território. Conceitos de desenvolvimento. A mediação colaborativa dos museus na legitimação e engajamento de causas diversas no campo das artes, história, cultura, ciência e sociedade. Museus como locus presenciais que se configuram em fluentes canais de promoção do desenvolvimento sociocultural e urbano. O museu como espaço privilegiado de lazer e de conhecimento que congrega possibilidades de narrativas múltiplas em perfis demográficos e socioeconômicos. Análises ilustradas de exemplos inovadores e exitosos vivenciados em museus nacionais e internacionais.

>> CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS <<

Objetivo

Proporcionar o entendimento acerca da ampliação do impacto social e econômico do campo da cultura nas sociedades contemporâneas. Refletir sobre a nova dimensão social assumida pelos museus na atualidade, como alicerce do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. Analisar, mediante a apresentação de estudos de caso, a atuação transformadora de museus comunitários e de território.

A quem se destina esse curso

O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins: Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.

Professor

Profa. Me. Kátia de Marco

Profa. Me. Kátia de Marco

Graduada em Ciências Sociais, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e Doutoranda em Museologia Social pela ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA. Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também coordena o MBA em Gestão Cultural, MBA em Economia Criativa e Cidades, MBA em Gestão de Museus, MBA em Gestão Socioambiental e a Pós-graduação em Produção Cultural. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras SMU/SEC/RJ

Coordenação

Profa. Dra. Rosane Carvalho

Profa. Dra. Rosane Carvalho

É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional PróMemoria, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST.

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Extensão

icone carga horária

carga horária

8 h/a

icone horário do curso

horários

Sábados alternados – das 09h às 18h

Contato

icone E-LocalizaçãoPECS - Programa de Estudos Culturais e Sociais
Rua da Assembléia, 10 - Sala 106 - Centro - RJ
icone TelefoneTelefone:
(21) 3543-6489
PECS - Programa de Estudos Culturais e Sociais