Faça Curso de Extensão em Políticas Públicas para os Museus na Candido Mendes

As políticas públicas no campo do patrimônio cultural, da preservação da memória e dos museus; Criação de museus; O papel dos museus na contemporaneidade; Criação e aperfeiçoamento da legislação no campo dos museus; Como se estrutura o IBRAM e o que se desenvolve em suas áreas de competência. Instrumentos de políticas do IBRAM: criação de conselhos, editais de fomentos e de gestão de museus, o Cadastro Nacional de Museus e o Sistema Nacional de Museus; o Estatuto de Museus. Estímulo e apoio à participação de museus comunitários: os Pontos de Memória.

>> CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS <<

Objetivo

Historiar, apresentar e discutir as diretrizes de governo implementadas para a criação de um ordenamento jurídico na área de museus e a consequente consolidação de uma política pública para o setor museal;

A quem se destina esse curso

O curso é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins: Egressos das faculdades de Museologia, Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Ciências Sociais, Comunicação, Marketing, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Turismo, entre outros.

Professor

Profa. Me. Vera Mangas

Profa. Me. Vera Mangas

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984) e Mestrado em Ciencia da Informacao pelo Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, IBICT, UFRJ (2004). Atualmente é Chefe da Representação Regional do Instituto Brasileiro de Museus, no estado do Rio de Janeiro. Possui experiência profissional nas áreas de História , Museologia e Gestão Cultural.

Coordenação

Profa. Dra. Rosane Carvalho

Profa. Dra. Rosane Carvalho

É museóloga e relações públicas com 30 anos de experiência na área de comunicação de museus, tendo trabalhado na Fundação Nacional PróMemoria, no Museu da República e no Museu Histórico Nacional. É professora concursada de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST.

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Extensão

icone carga horária

carga horária

8 h/a

icone horário do curso

horários

Sábados alternados – das 09h às 18h

Contato

icone E-LocalizaçãoPECS - Programa de Estudos Culturais e Sociais
Rua da Assembléia, 10 - Sala 106 - Centro - RJ
icone TelefoneTelefone:
(21) 3543-6489
PECS - Programa de Estudos Culturais e Sociais