Faça Curso de Extensão em Produção em Artes Visuais na Candido Mendes
Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de arte. Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc.
Objetivo
O objetivo é dar aos alunos a consciência da complexidade da realização de uma exposição de arte e proporcionar a eles o conhecimento dos procedimentos necessários para a elaboração de listas e cronogramas, da forma de aproximação com colecionadores e instituições, e dos processos de acompanhamento de museologia, transporte, embalagem, seguro, coquetel, divulgação, etc. A disciplina tem como proposta apresentar aos alunos as principais etapas a serem percorridas para a realização de uma exposição de arte, mostrando as fases de produção, as características de cada tipo de exposição, e o conjunto de profissionais e serviços que estão envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc
A quem se destina esse curso
Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que busquem especialização em gestão de espaços e projetos culturais – privados, públicos ou do terceiro setor. Gestores e profissionais de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor com atuação na área da cultura. Produtores e empreendedores culturais que tenham interesse em desenvolver suas habilidades no campo da gestão. Tomadores de decisão em empresas e órgãos que atuem e que patrocinem ações culturais. Assessores dos poderes legislativo e executivo das esferas municipal, estadual e federal que queiram especializar-se em questões afetas à cultura.
Professor

Profª Denise Mattar
Cursou filosofia e psicologia na USP. Atuou como coordenadora do MCB-SP e como diretora técnica do MAM-SP. Foi coordenadora do MAM-RJ. Em 1997 é curadora da trilogia Di Cavalcanti 100 anos. Em 1999 com Flávio de Carvalho – 100 anos ganha o prêmio da APCA-melhor retrospectiva, juntamente com Ismael Nery (prêmio APCA e ABCA-melhor retrospectiva). Em 2003, volta a ganhar o prêmio APCA- melhor retrospectiva com Samson Flexor no IMS-RJ e SESI-SP e de melhor escultura com Frans Krajcberg. Em 2006 inaugura a Caixa Cultural-RJ com Di Cavalcanti e a Galeria de Valores CCBB-RJ. Em 2010, novo prêmio ABCA-Melhor Exposição com Tékhne e Memórias Reveladas no MAB-FAAP-SP. Em duas décadas já realizou exposições dos maiores nomes da arte brasileira e internacional em museus e espaços culturais por todo o país.
Coordenação

Profa. Me. Yole Mendonça
Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV.

Profa. Dra. Rosane Carvalho
Museóloga e relações públicas. Professora de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST.