Faça Curso de Extensão em Produção em Artes Visuais na Candido Mendes

Principais etapas a serem percorridas para a realização e produção de uma exposição de arte. Características de cada tipo de exposição, e dos profissionais e serviços envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc.

Objetivo

O objetivo é dar aos alunos a consciência da complexidade da realização de uma exposição de arte e proporcionar a eles o conhecimento dos procedimentos necessários para a elaboração de listas e cronogramas, da forma de aproximação com colecionadores e instituições, e dos processos de acompanhamento de museologia, transporte, embalagem, seguro, coquetel, divulgação, etc. A disciplina tem como proposta apresentar aos alunos as principais etapas a serem percorridas para a realização de uma exposição de arte, mostrando as fases de produção, as características de cada tipo de exposição, e o conjunto de profissionais e serviços que estão envolvidos em cada fase da elaboração de uma mostra: curadores, museólogos, couriers, arquitetos, programadores visuais, gráficas, assessoria de imprensa, correio, serviços de sinalização, etc

A quem se destina esse curso

Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que busquem especialização em gestão de espaços e projetos culturais – privados, públicos ou do terceiro setor. Gestores e profissionais de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor com atuação na área da cultura. Produtores e empreendedores culturais que tenham interesse em desenvolver suas habilidades no campo da gestão. Tomadores de decisão em empresas e órgãos que atuem e que patrocinem ações culturais. Assessores dos poderes legislativo e executivo das esferas municipal, estadual e federal que queiram especializar-se em questões afetas à cultura.

Professor

Profª Denise Mattar

Profª Denise Mattar

Cursou filosofia e psicologia na USP. Atuou como coordenadora do MCB-SP e como diretora técnica do MAM-SP. Foi coordenadora do MAM-RJ. Em 1997 é curadora da trilogia Di Cavalcanti 100 anos. Em 1999 com Flávio de Carvalho – 100 anos ganha o prêmio da APCA-melhor retrospectiva, juntamente com Ismael Nery (prêmio APCA e ABCA-melhor retrospectiva). Em 2003, volta a ganhar o prêmio APCA- melhor retrospectiva com Samson Flexor no IMS-RJ e SESI-SP e de melhor escultura com Frans Krajcberg. Em 2006 inaugura a Caixa Cultural-RJ com Di Cavalcanti e a Galeria de Valores CCBB-RJ. Em 2010, novo prêmio ABCA-Melhor Exposição com Tékhne e Memórias Reveladas no MAB-FAAP-SP. Em duas décadas já realizou exposições dos maiores nomes da arte brasileira e internacional em museus e espaços culturais por todo o país.

Coordenação

Profa. Me. Yole Mendonça

Profa. Me. Yole Mendonça

Mestre em Bens Culturais e Proj. Sociais pelo Cpdoc/FGV. Jornalista pela UFRJ, possui MBA em Marketing pela Coppead-UFRJ e MBA Executivo pela FGV.

Profa. Dra. Rosane Carvalho

Profa. Dra. Rosane Carvalho

Museóloga e relações públicas. Professora de Comunicação Social-Relações Públicas na UERJ. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST.

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Extensão

icone carga horária

carga horária

8 h/a

icone horário do curso

horários

Sábados alternados – das 09h às 18h

Contato

icone E-LocalizaçãoPRPGP - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Rua da Assembléia, 10 - Sala 824 - Centro - RJ
icone TelefoneTelefone:
(21) 3543-6489
PRPGP - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa