Faça Curso de Extensão em Relações Raciais no Brasil: História, Desafios, Perspectivas na Candido Mendes

Vista como chave de interpretação do país e de construção da identidade nacional, a questão racial tornou-se tema preferido das elites no pós-abolição, em sua tentativa de integrar uma sociedade profundamente hierarquizada e heterogênea. Começando pelo branqueamento físico inspirado pelo racismo científico e pela eugenia, passaremos ao branqueamento cultural implícito no elogio à miscigenação, e sua contestação pelo movimento negro. Analisaremos diferentes polêmicas que justificam o interesse renovado sobre o tema: o problema da desigualdade está na raça ou na classe? As ações afirmativas são adequadas e eficazes em nossa realidade multirracial? Qual o sentido de quantificar a cor sem um critério objetivo, baseando-se apenas na percepção subjetiva? Qual é a relação entre condição racial e mobilidade social? A discriminação é sentida e vivida da mesma maneira por pretos e pardos?

Objetivo

Introduzir os principais debates em torno das relações raciais brasileiras, ocorridos desde o fim do século XIX até o presente. Identificar as continuidades históricas da questão racial no Brasil, bem como os dilemas e desafios do presente, que impulsionaram o interesse pelo tema, nos últimos anos.

A quem se destina esse curso

Estudantes de graduação; portadores de diploma de ensino superior; professores da rede pública e privada de ensino; todos os interessados em conhecer a complexidade da questão racial, as condições sociais da discriminação no Brasil, os determinantes históricos da persistência da desigualdade, e as interpretações clássicas sobre a formação da sociedade brasileira.

Professor

Prof. Alexandre de Paiva Rio Camargo

Prof. Alexandre de Paiva Rio Camargo

Doutor em Sociologia pelo IESP-UERJ e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM.

Email: alexandre.camargo.2009@gmail.com

Coordenação

Prof. Rogerio Ferreira de Souza

Prof. Rogerio Ferreira de Souza

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM.

E-mail: rogeriosouza@iuperj.br

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Extensão

icone carga horária

carga horária

24 h/a

icone horário do curso

horários

6ª feira das 18h30 às 21h30

icone próxima turma

próxima turma

26 Abril a 14 de junho de 2019