Faça Pós-Gradução Especialização em Psicanálise e Educação: A Prática da Inclusão dos Autismos na Candido Mendes

Na transmissão de saber de uma cultura, a Educação opera com o tempo, o espaço e a palavra que são experimentados de forma sempre particular: a Educação é para todos, mas é preciso que cada um consinta em aprender.
Tempo, espaço e palavra também são cruciais na Psicanálise. As intervenções visam a relação do sujeito com a linguagem, a construção do próprio corpo, o uso dos objetos e os laços sociais. Em torno de um impossível, a Educação e a Psicanálise se articulam em suas diferenças e aproximações.
Com as mudanças na política educativa, a Escola Especial deixou de existir e se tornou obrigatório à instituição escolar receber “todos”, inclusive alunos que apresentam dificuldades mais graves para aprender e se relacionar com os outros. Mas afinal, de que se trata quando se fala de inclusão? O que fazer com aqueles que de nenhum modo podem estar em aulas ordinárias?
Se é impossível educar e tratar todos de uma mesma forma, pois cada um é um a sua maneira, com o autista isso exige mais ainda um projeto educativo e terapêutico singular. O autismo é um modo de funcionamento subjetivo que nos confronta com uma singularidade irredutível.
Promover a inclusão escolar não significa incentivar a proliferação de classificações diagnósticas precoces. O autismo se tornou o nome de crianças, adolescentes e adultos neste início do século XXI e a Inclusão, um problema para todos.

Objetivo

A partir da Inclusão do “diferente” – que, não raras vezes, recebe hoje o diagnóstico de autismo -, a proposta do curso é oferecer instrumentos teóricos e clínico-institucionais para os profissionais que trabalham com a Inclusão escolar ou do trabalho, a fim de que possam criar soluções para os impasses com os quais se deparam em suas práticas cotidianas.

A quem se destina esse curso

Graduados nas áreas da Educação e Psicologia, assim como praticantes da psicanálise e profissionais que atuam na Saúde Mental, Serviço Social e no campo da saúde em geral, tais como: Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Neurologia, Musicoterapia, Psicomotricidade, Pediatria, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, entre outros.

Coordenação

Raymundo de Oliveira Reis Neto

Raymundo de Oliveira Reis Neto

Psicólogo, mestre e doutor em psicologia clínica pela PUC/RJ. Psicanalista.
http://lattes.cnpq.br/1929740835808664

E-mail: raydeoliveirareis@gmail.com
Celular: (22) 98807-9347

Downloads

Dados do Curso

icone tipo de curso

tipo de curso

Pós-Graduação

icone carga horária

carga horária

372 horas

icone horário do curso

horários

Presencial:

Terças e Quintas

19h30 às 22h30

Sábados:

08 encontros para Prática de Trabalhos

icone horário do curso

duração

13 meses

icone próxima turma

próxima turma

Março de 2024

icone próxima turma

investimento

18 parcelas de R$ 458,33
*Desconto de 10% para Ex-Aluno UCAM a partir da 2ª Parcela.

Aguarde, realizando operação...