Lato Sensu

Para informações adicionais sobre os convênios da Candido Mendes mande e-mail para: perestrelo@candidomendes.edu.br




PERGUNTAS FREQUENTES

REGRAS GERAIS PARA PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU



|| MATRÍCULA ||
1. Que documentos devo apresentar? Como enviá-los?
• O contrato assinado;
• Cópias do RG e do CPF;
• Cópia autenticada do Diploma da graduação (ou declaração de conclusão do curso de graduação, mas neste caso deverá apresentar a Cópia do Diploma antes de retirar o Certificado do curso lato sensu).
• Cópia autenticada do Histórico Escolar
• Comprovante de residência.
Encaminhar a documentação para a secretaria que coordena o seu curso.
2. Realizei minha graduação em outro país. O que devo fazer para me inscrever no curso de pós-graduação lato sensu da Candido Mendes? O seu diploma deverá ser traduzido para o português e autenticado em consulado do Brasil no país que emitiu o diploma, e ser apresentado para análise.
3. É possível cancelar a matrícula? É facultado ao aluno interromper o curso através de pedido de cancelamento de matrícula, em requerimento especial, preenchendo o formulário específico. O cancelamento só será efetuado formalmente após a quitação de eventuais débitos anteriores, sendo definitivo e não havendo ressarcimento dos valores pagos até a sua data, nos termos do contrato.

|| CUSTOS ||
4. Após o pagamento da primeira mensalidade, quando e como devo efetuar o pagamento das parcelas seguintes? A primeira parcela deve ser paga no momento da matrícula. A segunda parcela após o início do curso. As parcelas devem ser pagas sempre até o dia 10 (dez) de cada mês. Os pagamentos deverão ser efetuados segundo as instruções no próprio boleto bancário.
5. Há algum reajuste do valor das parcelas durante o curso? Poderá haver, nos termos do contrato, após um ano, se os indicadores de reajuste assim o exigir.
6. Para tratar de assuntos financeiros e administrativos, a quem devo me dirigir? Entre em contato com a Secretaria do seu curso.

|| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) ||
7. Como farei meu TCC e onde encontrar as normas e as orientações para a sua redação? As normas serão disponibilizadas pelo professor de seu curso. Quanto às orientações metodológicas e de conteúdo, serão discutidas com o seu professor, responsável pelo seu percurso acadêmico, em módulo específico.
8. Qual o prazo máximo para entrega do TCC? O aluno somente poderá entregar o seu TCC após a conclusão das disciplinas. O prazo último de entrega será de até 6 meses após a conclusão das disciplinas. A data de apresentação oral do TCC (sempre presencial) somente poderá ocorrer após 30 (trinta) dias da sua entrega e será objeto de acerto de datas.

|| CERTIFICADO ||
9. Qual o prazo de emissão do Certificado de conclusão de curso? Os certificados estarão disponíveis, e devidamente registrados na Universidade, até 6 (seis) meses após a divulgação das Notas Finais do curso, nos termos do calendário acadêmico da sua turma. A entrega do Certificado se dará apenas após a conclusão de todos os pilares acadêmicos, administrativos e financeiros.
10. Meu Certificado está em processo de registro, mas preciso de um documento comprobatório da conclusão de curso. Como devo proceder? A UCAM poderá emitir uma Certidão de Conclusão de Curso. Para tal, solicite-a em formulário especial na secretaria do seu curso.

Forma irregular

o que dizem nossos alunos

  • "Sou Cabo-verdiana, tendo ido ao Brasil para formação superior em Relações Internacionais. Estudei na Candido Mendes onde também fiz MBA em Finanças Internacionais e Comercio Exterior. Tive a oportunidade de ter professores de alto nível e ainda durante a minha estadia no Brasil, trabalhei na COSAN Óleos e Lubrificantes como contratada. Hoje faço parte do Governo de Cabo Verde, mais propriamente no Ministério das Finanças e trabalho diretamente com o Banco Mundial, FMI, BAD, União Europeia, Nações Unidas etc., instituições estudadas durante a formação na UCAM."
    Lara Melo Teixeira
    MBA em Finanças Internacionais e Comercio Exterior
    Lara Melo Teixeira
Forma irregular