Sobre o curso
Fundamentada no conceito de promoção da saúde e do bem-estar, a Escola de Saúde da UCAM apresenta um projeto que vai além da visão tradicional de saúde, limitada ao tratamento de doenças.
Em um momento em que a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, a Escola de Saúde da UCAM promove uma formação de excelência, preparando seus alunos para atuar em alto nível, tanto de forma individual quanto em cooperação com equipes multidisciplinares. Para isso, oferece uma formação profissional direcionada à saúde física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva.
Com o objetivo de suprir a demanda contínua na formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios que emergem em nossos tempos, a Escola de Saúde da UCAM tem como base desenvolver no aluno as competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais a fim de capacitá-lo a enfrentar os grandes desafios que a área da Saúde apresenta.
Como estrutura para esse desenvolvimento, o curso oferece ao aluno amplo suporte por meio de aulas práticas em laboratórios; biblioteca digital; ferramentas tecnológicas; e convênios especializados.
Por que estudar na Candido Mendes
O curso apresenta uma matriz que oferece uma sólida formação básica e ampla formação específica para preparar o futuro profissional de Educação Física para as inúmeras possibilidades de intervenção na sua área.
Seus grandes diferenciais são as vivências práticas simuladas e os estágios, organizados em parceria com os conteúdos da matriz curricular relacionados às áreas consagradas da Educação Física.
Aqui, o aluno encontrará uma formação específica para o bacharel em Educação Física, que enfatiza os conhecimentos necessários para avaliação, diagnóstico, organização, prescrição, acompanhamento, orientação, supervisão, direção e coordenação (entre outras tantas competências) de programas de exercícios físicos individuais ou coletivos, em seus diversos contextos, públicos-alvo e finalidades.
Esse campo de atuação abrange desde a formação educacional não formal (fora da escola) até a preparação física de atletas de alto rendimento, passando pela educação esportiva (escolinhas esportivas), pelo lazer ativo, pelo treinamento de equipes e atletas, pelo tradicional segmento de fitness & wellness (academias, estúdios, centros de condicionamento físico em geral), pelos programas sociais (vilas olímpicas, ONGs e afins) e pelos programas voltados à estética (emagrecimento, hipertrofia etc.), às pessoas com deficiência (PcDs) e aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
Também destacamos o preparo para uma conduta empreendedora, que possibilita a atuação por meio do treinamento personalizado (personal training) – segmento do mercado que
cresce vertiginosamente na Educação Física – e de negócios próprios no campo da Educação Física, tanto presencialmente quanto por intermédio das mídias e plataformas digitais.
Some-se a isso o eixo estratégico Laboratórios (aulas práticas) – Convênios Especializados, que lhe oferecerá a melhor forma de conduzir seu curso com excelência e vivência prática.
Perfil profissional do aluno da UCAM
Conforme a Resolução CNE/CES 6, de 18 de dezembro de 2018 (Art.19), “o Bacharel em Educação Física terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional da Educação Física.
Art. 20. A formação do Bacharel em Educação Física, para atuar nos campos de intervenção citados no caput do Art. 10, deverá contemplar os seguintes eixos articuladores:
I – saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;
II – esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte;
III – cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer”.
Mercado de trabalho
Seu campo de atuação – em atividades individuais e/ou em grupo – abrange clubes, academias, condomínios, empresas, ONGs, atividades outdoor (urbanas, na natureza, esportes de aventura e risco), estúdios, escolinhas esportivas, hotéis/resorts/pousadas, navios, hospitais, clínicas de saúde e de estética, instituições de ensino superior, entre outros espaços de intervenção.
Também inclui escolas, especialmente em atividades extracurriculares, como escolinhas esportivas realizadas no contraturno escolar.
Detalhes do curso

Formas de ingresso no curso

Vestibular
A UCAM pensando em você, criou o PAD EAD como uma forma de ingresso aos cursos de graduação. Através deste programa, o candidato tem a oportunidade de escolher o melhor dia e horário, para realizar o seu vestibular. Estamos esperando você! VEM!!!

Enem
A inscrição via ENEM permite que o candidato use sua nota do exame para ingressar na universidade, dispensando a realização do vestibular. Essa modalidade é aceita nacionalmente e pode garantir acesso a bolsas e programas governamentais.

Transferência
A transferência é para alunos que já estudam em outra instituição e querem continuar o curso na Candido Mendes. Nessa modalidade, é possível aproveitar as disciplinas já cursadas, facilitando a continuidade dos estudos.

ENCCEJA
O ENCCEJA é um exame que certifica o Ensino Médio para quem não concluiu na idade regular. Com o certificado em mãos, o estudante pode se inscrever em faculdades que aceitam essa certificação como requisito para ingresso.

Segunda Graduação
Quem já possui uma graduação pode ingressar em um novo curso como segunda graduação. Essa modalidade oferece vantagens como aproveitamento de matérias e, em muitos casos, ingresso sem vestibular, tornando o processo mais rápido.
Administração da UCAM em números
6.000+
Alunos formados nesse curso
600%
Retorno do investimento
20.000+
Certificados emitidos
200+
Depoimentos positivos
Próxima turma: Janeiro
Graduação Presencial em Educação Física
Ainda está com dúvida? Mande uma mensagem para (21) 9921-40033
Dê o próximo passo na sua jornada acadêmica com quem entende de educação. Aqui, você encontra tudo o que precisa para crescer pessoal e profissionalmente.



4 anos 








Alex Nery
Administração
A Universidade Candido Mendes me ensinou que, com ética e perseverança, posso chegar longe. Foi fundamental contar com o apoio de um corpo docente capacitado e atualizado para aprimorar habilidades e utilizá-las na rotina da minha empresa