logo da Universidade Candido Mendes UCAM

Graduação em

Fisioterapia

4.080H | 4 anos | Presencial |• Próxima turma 2026 / 01
★★★★★ 5/5 ENADE

Seja um profissional atualizado com o mercado.

Bacharelado

Sobre o curso

Fundamentada no conceito de promoção da saúde e do bem-estar, a Escola de Saúde da UCAM apresenta um projeto que vai além da visão tradicional de saúde, limitada ao tratamento de doenças.

Em um momento em que a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, a Escola de Saúde da UCAM promove uma formação de excelência, preparando seus alunos para atuar em alto nível, tanto de forma individual quanto em cooperação com equipes multidisciplinares. Para isso, oferece uma formação profissional direcionada à saúde física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva.

Com o objetivo de suprir a demanda contínua na formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios que emergem em nossos tempos, a Escola de Saúde da UCAM tem como base desenvolver no aluno as competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais a fim de capacitá-lo a enfrentar os grandes desafios que a área da Saúde apresenta.

Como estrutura para esse desenvolvimento, o curso oferece ao aluno amplo suporte por meio de aulas práticas em laboratórios; biblioteca digital; ferramentas tecnológicas; e convênios especializados.

Por que estudar na Candido Mendes

O curso apresenta uma matriz que oferece uma sólida formação básica e ampla formação específica para preparar o futuro Fisioterapeuta para as inúmeras possibilidades de intervenção na sua área.

Seus grandes diferenciais são as vivências práticas simuladas e os estágios, organizados em parceria com os conteúdos da matriz curricular relacionados às áreas consagradas da Fisioterapia.

Outro grande diferencial do curso são seus Laboratórios de Fisioterapia, completamente estruturados para seu pleno aprendizado.

Some-se a isso o eixo estratégico Laboratórios (aulas práticas) – Convênios Especializados, que lhe oferecerá a melhor forma de conduzir seu curso com excelência e vivência prática.

Perfil profissional do aluno da UCAM

Conforme o Art. 3º da Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, o Fisioterapeuta deverá dispor de uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no

rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação”.

Como competências e habilidades gerais do Fisioterapeuta, o Art. 4º estabelece:

“I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando ao uso apropriado, à eficácia e ao custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e

compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”

Mercado de trabalho

O tratamento visando à recuperação da capacidade física e da autonomia funcional dos pacientes é uma das principais responsabilidades do Fisioterapeuta, mas não a única.

Sua atuação vai além da recuperação da saúde, abrangendo a prevenção, a manutenção e a proteção dela mediante técnicas manuais, recursos físicos, aparelhos específicos e diversos tipos de exercícios corporais.

O campo de atuação do Fisioterapeuta envolve, principalmente, hospitais, clínicas, empresas (Saúde do Trabalhador), clubes e equipes esportivas, serviços de home care, indústria de equipamentos, centros de pesquisa e docência no Ensino Superior.

Sempre que houver doenças e desordens musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias, urinárias, neurológicas, entre outras, será possível encontrar o Fisioterapeuta atuando em diagnósticos e tratamentos, na prevenção e recuperação das alterações genéticas, adquiridas ou decorrentes de acidentes.

Seu trabalho abrange homens e mulheres de todas as faixas etárias e condições, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência.

Detalhes do curso

Icon

Coordenador

Icon

Investimento

Icon

Unidades

Icon

Matriz curricular

Foto de Andre Augusto Rebello de Souza

Coordenador(a)

Andre Augusto Rebello de Souza

andre.souza@candidomendes.edu.br

Formas de ingresso no curso

Imagem de estudante

Vestibular

A UCAM pensando em você, criou o PAD EAD como uma forma de ingresso aos cursos de graduação. Através deste programa, o candidato tem a oportunidade de escolher o melhor dia e horário, para realizar o seu vestibular. Estamos esperando você! VEM!!!

Imagem de estudante

Enem

A inscrição via ENEM permite que o candidato use sua nota do exame para ingressar na universidade, dispensando a realização do vestibular. Essa modalidade é aceita nacionalmente e pode garantir acesso a bolsas e programas governamentais.

Imagem de estudante

Transferência

A transferência é para alunos que já estudam em outra instituição e querem continuar o curso na Candido Mendes. Nessa modalidade, é possível aproveitar as disciplinas já cursadas, facilitando a continuidade dos estudos.

Imagem de estudante

ENCCEJA

O ENCCEJA é um exame que certifica o Ensino Médio para quem não concluiu na idade regular. Com o certificado em mãos, o estudante pode se inscrever em faculdades que aceitam essa certificação como requisito para ingresso.

Imagem de estudante

Segunda Graduação

Quem já possui uma graduação pode ingressar em um novo curso como segunda graduação. Essa modalidade oferece vantagens como aproveitamento de matérias e, em muitos casos, ingresso sem vestibular, tornando o processo mais rápido.

Administração da UCAM em números

6.000+

Alunos formados nesse curso

600%

Retorno do investimento

20.000+

Certificados emitidos

200+

Depoimentos positivos

Depoimentos dos alunos UCAM

1 DE 8
imagem do aluno(a)

Alex Nery

Administração

rateraterateraterate
5/5

A Universidade Candido Mendes me ensinou que, com ética e perseverança, posso chegar longe. Foi fundamental contar com o apoio de um corpo docente capacitado e atualizado para aprimorar habilidades e utilizá-las na rotina da minha empresa

imagem do aluno(a)

Francesco Colacin

Direito

rateraterateraterate
5/5

A UCAM me abriu diversas portas, fisicamente e metaforicamente. Fisicamente pois, cursando o bacharelado em Direito, fui contemplado com diversas oportunidades na área jurídica. Metaforicamente pois, durante as aulas ministradas pelos nossos ilustres mestres, expandi os horizontes e fui permitido sonhar com diversos caminhos nunca antes cogitados. A experiência dada pela instituição, bem como a qualidade do seu ensino, são algumas das características que formam o grande diferencial desta casa.

imagem do aluno(a)

Myrela Mato

Administração

rateraterateraterate
5/5

Desde quando ingressei na instituição, me encantei pelo corpo docente. Aprendi muito com cada um dos professores e espero levar os ensinamentos para a vida toda. Vocês foram fundamentais na minha jornada do conhecimento. Recomendo fortemente essa experiência. Aqui, a inclusão e a diversidade são sempre bem-vindas! É sobre esse senso de pertencimento

imagem do aluno(a)

Caio Auad

Administração

rateraterateraterate
5/5

Gostaria de expressar minha imensa gratidão à UCAM, que me proporcionou uma experiência incrível durante minha jornada acadêmica. Hoje, enquanto me preparo para seguir em frente, é impossível não refletir sobre o quanto cresci e aprendi aqui. Isso não teria sido possível sem o apoio, a dedicação e o interesse dos professores que tive ao longo do curso

imagem do aluno(a)

Isabel Prillwit

Gestão de Recursos Humanos

rateraterateraterate
5/5

“No auge da minha idade produtiva, procurava por investimentos para realizar sonhos e ambições. A UCAM foi eleita não só pela tradição, mas principalmente pela gama de professores altamente qualificados.”

imagem do aluno(a)

Isis de Jesus da Silva

Ciências Contábeis

rateraterateraterate
5/5

De recepcionista a analista contábil. A UCAM me ajudou a entender que teoria e prática caminham juntas. Todos os conteúdos são aplicáveis no dia a dia do meu trabalho. Os professores, sem exceção, são de excelência. Apresentam boa qualidade de ensino com foco no aprendizado do aluno. A Candido Mendes foi fundamental para meu crescimento pessoal. Hoje, me sinto uma profissional realizada.

imagem do aluno(a)

Maria Fernanda Malburg

Gestão de Recursos Humanos

rateraterateraterate
5/5

Em 1984, cursei Administração na UCAM Ipanema. Atualmente, faço minha segunda faculdade: Gestão de Recursos Humanos. Um bom aluno à casa retorna.

imagem do aluno(a)

Renata Souza

Gestão de Recursos Humanos

rateraterateraterate
5/5

Na Candido, me senti uma pessoa de valor. Lá percebi que não sou mais uma em meio à multidão; fui acolhida como ser humano e me deram todo apoio e incentivo que eu precisava para começar

Próxima turma: Janeiro

Graduação Presencial em Fisioterapia

Ainda está com dúvida? Mande uma mensagem para (21) 9921-40033

Dê o próximo passo na sua jornada acadêmica com quem entende de educação. Aqui, você encontra tudo o que precisa para crescer pessoal e profissionalmente.

WhatsApp