Sobre o curso
Fundamentada no conceito de promoção da saúde e do bem-estar, a Escola de Saúde da UCAM apresenta um projeto que vai além da visão tradicional de saúde, limitada ao tratamento de doenças.
Em um momento em que a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, a Escola de Saúde da UCAM promove uma formação de excelência, preparando seus alunos para atuar em alto nível, tanto de forma individual quanto em cooperação com equipes multidisciplinares. Para isso, oferece uma formação profissional direcionada à saúde física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva.
Com o objetivo de suprir a demanda contínua na formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios que emergem em nossos tempos, a Escola de Saúde da UCAM tem como base desenvolver no aluno as competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais a fim de capacitá-lo a enfrentar os grandes desafios que a área da Saúde apresenta.
Como estrutura para esse desenvolvimento, o curso oferece ao aluno amplo suporte por meio de aulas práticas em laboratórios; biblioteca digital; ferramentas tecnológicas; e convênios especializados.
Por que estudar na Candido Mendes
O curso apresenta uma matriz que oferece uma sólida formação básica e ampla formação específica para preparar o futuro Fisioterapeuta para as inúmeras possibilidades de intervenção na sua área.
Seus grandes diferenciais são as vivências práticas simuladas e os estágios, organizados em parceria com os conteúdos da matriz curricular relacionados às áreas consagradas da Fisioterapia.
Outro grande diferencial do curso são seus Laboratórios de Fisioterapia, completamente estruturados para seu pleno aprendizado.
Some-se a isso o eixo estratégico Laboratórios (aulas práticas) – Convênios Especializados, que lhe oferecerá a melhor forma de conduzir seu curso com excelência e vivência prática.
Perfil profissional do aluno da UCAM
Conforme o Art. 3º da Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, o Fisioterapeuta deverá dispor de uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no
rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação”.
Como competências e habilidades gerais do Fisioterapeuta, o Art. 4º estabelece:
“I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando ao uso apropriado, à eficácia e ao custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e
compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”
Mercado de trabalho
O tratamento visando à recuperação da capacidade física e da autonomia funcional dos pacientes é uma das principais responsabilidades do Fisioterapeuta, mas não a única.
Sua atuação vai além da recuperação da saúde, abrangendo a prevenção, a manutenção e a proteção dela mediante técnicas manuais, recursos físicos, aparelhos específicos e diversos tipos de exercícios corporais.
O campo de atuação do Fisioterapeuta envolve, principalmente, hospitais, clínicas, empresas (Saúde do Trabalhador), clubes e equipes esportivas, serviços de home care, indústria de equipamentos, centros de pesquisa e docência no Ensino Superior.
Sempre que houver doenças e desordens musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias, urinárias, neurológicas, entre outras, será possível encontrar o Fisioterapeuta atuando em diagnósticos e tratamentos, na prevenção e recuperação das alterações genéticas, adquiridas ou decorrentes de acidentes.
Seu trabalho abrange homens e mulheres de todas as faixas etárias e condições, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência.
Detalhes do curso

Formas de ingresso no curso

Vestibular
A UCAM pensando em você, criou o PAD EAD como uma forma de ingresso aos cursos de graduação. Através deste programa, o candidato tem a oportunidade de escolher o melhor dia e horário, para realizar o seu vestibular. Estamos esperando você! VEM!!!

Enem
A inscrição via ENEM permite que o candidato use sua nota do exame para ingressar na universidade, dispensando a realização do vestibular. Essa modalidade é aceita nacionalmente e pode garantir acesso a bolsas e programas governamentais.

Transferência
A transferência é para alunos que já estudam em outra instituição e querem continuar o curso na Candido Mendes. Nessa modalidade, é possível aproveitar as disciplinas já cursadas, facilitando a continuidade dos estudos.

ENCCEJA
O ENCCEJA é um exame que certifica o Ensino Médio para quem não concluiu na idade regular. Com o certificado em mãos, o estudante pode se inscrever em faculdades que aceitam essa certificação como requisito para ingresso.

Segunda Graduação
Quem já possui uma graduação pode ingressar em um novo curso como segunda graduação. Essa modalidade oferece vantagens como aproveitamento de matérias e, em muitos casos, ingresso sem vestibular, tornando o processo mais rápido.
Administração da UCAM em números
6.000+
Alunos formados nesse curso
600%
Retorno do investimento
20.000+
Certificados emitidos
200+
Depoimentos positivos
Próxima turma: Janeiro
Graduação Presencial em Fisioterapia
Ainda está com dúvida? Mande uma mensagem para (21) 9921-40033
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4 anos 








Alex Nery
Administração
A Universidade Candido Mendes me ensinou que, com ética e perseverança, posso chegar longe. Foi fundamental contar com o apoio de um corpo docente capacitado e atualizado para aprimorar habilidades e utilizá-las na rotina da minha empresa