Rua da Assembléia, 10 Sala 511 – Centro – RJ | Tel.: 3543-6458
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira – 8:00h às 20:00h

biblioteca

 

Apresentação
O acervo atual é formado por obras remanescentes das antigas coleções, pelas coleções didáticas e pelos acervos especiais: Acervo Golbery do Couto e Silva (Biblioteca Central); Acervos Candido José Mendes de Almeida e Helio Silva (Unidade da Pio X); Candido Motta Filho (Unidade de Niterói). É composto de 144.204 documentos, entre livros, publicações seriadas, folhetos, teses, dissertações, trabalhos monográficos, fitas de vídeo, CD-ROMs etc., estando já informatizado e disponível um total de 139.000 registros. É um acervo de caráter geral, com destaque nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, cobrindo mais especificamente os temas relativos aos cursos de Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Engenharia de Produção.

O Sistema de Bibliotecas UCAM é constituído pela Biblioteca Central – órgão coordenador –, pela Biblioteca do IUPERJ, pelos acervos dos mestrados de Direito e de Economia Empresarial e pelas bibliotecas setoriais das unidades de Ipanema, Pio X, Campos, Friburgo, Niterói, Tijuca, Jacarepaguá, Padre Miguel, Méier, Santa Cruz e Araruama. Inaugurada em 1970, a Biblioteca Central está localizada no 5º andar do prédio da unidade Centro.
  

Serviços

• Consulta Orientada
Consulta ao acervo com orientação de profissionais visando ao pleno conhecimento da bibliografia da área e a melhor utilização dos recursos oferecidos. Atendimento: Serviço de Referência – Balcão de atendimento – Horário: 08:00h às 20:00h. Livre acesso ao acervo de livros e periódicos em algumas unidades de ensino – O usuário poderá entrar com material próprio. Solicitar orientação no balcão de atendimento da unidade.

• Consulta Via Internet
Terminais disponíveis para consulta. Necessário a apresentação do cartão de usuário ou protocolo no balcão de atendimento. Horário: 09:00h às 18:00h.

• Empréstimo Domiciliar
Empréstimo de até dois títulos por sete dias consecutivos para os alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e funcionários; até três títulos para professores por quinze dias consecutivos; e, até dois títulos para os alunos de mestrado e doutorado por 15 dias consecutivos, sendo possível a reserva da mesma quantidade de títulos diferentes para as respectivas categorias de usuários e a renovação do empréstimo por tempo idêntico. O prazo de devolução deverá ser observado, pois haverá cobrança de taxa por atraso na devolução, por dia e por livro.

• Empréstimo Especial
Empréstimo de fim de semana de até três títulos diferentes de obras de tarja vermelha, inclusive Obras de Referência (dicionários, enciclopédias, vocabulários, códigos, etc) para alunos em fase de elaboração de trabalho de final de curso (TCC, tese e dissertação), além do empréstimo domiciliar. O usuário deverá fazer a solicitação até uma hora antes de fechar a biblioteca, na 6ª feira, com devolução marcada para às 10:00h. da 2ª feira seguinte, sob pena de multa por dia e por livros, a partir deste horário. 

• Empréstimo entre Bibliotecas
Acesso aos acervos de diversas instituições e, em especial, as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Compartilhamento de Bibliotecas das IES do Estado do Rio de Janeiro – CBIES/RJ, além de órgãos públicos e empresas, somente possível através da biblioteca e utilizando formulário específico. É necessário apresentar o formulário assinado por um bibliotecário autorizado e a carteira da biblioteca atualizada, além de atender às normas da instituição cooperante. Empréstimo de livros da UCAM, não constantes nas bibliografias básicas dos cursos, para as mesmas instituições acima mencionadas, de acordo com as normas estabelecidas pela biblioteca da UCAM.

• Empréstimo Permanente
Os departamentos das unidades poderão solicitar a aquisição de material específico, necessário à consulta de funcionários. A solicitação deverá ser encaminhada à gerência do sistema pela direção ou gerência da área.

• Reserva de Livros
O usuário poderá fazer reserva de até dois ou três títulos diferentes, de acordo com a categoria de usuários, que não estiverem disponíveis para empréstimo. O atendimento obedece rigorosamente à ordem cronológica de solicitações. O solicitante terá o prazo de 24 horas para a retirada do material e deverá apresentar o formulário de solicitação e a carteira atualizada da biblioteca.

• Serviço Reprográfico
Serviço oferecido no prédio da UCAM, em todas as unidades de ensino, para cópias de pequenos trechos de obras didáticas.

• Acesso à Internet
Terminais disponíveis para os alunos da unidade, para a elaboração de trabalhos de curso, trabalhos monográficos, acesso à Internet e ao correio eletrônico, em espaço específico. O aluno deverá reservar horário. O tempo estabelecido é de uma hora para cada aluno, podendo ser renovado caso não haja reserva para o equipamento.

• Auxílio à Pesquisa Bibliográfica
Levantamentos bibliográficos sobre assuntos de interesse do usuário, em fontes impressas e em bases de dados. Solicitação: Serviço de Referência – Balcão de Atendimento.

• Normalização Bibliográfica
Normalização de publicações a serem publicadas pelos diversos departamentos da UCAM, de acordo com as Normas da ABNT. Orientação ao usuário quanto à utilização de Normas ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos.


• Comutação Bibliográfica
Localização e fornecimento de cópias de artigos de periódicos, publicados em revistas científicas, teses, etc. não disponíveis em bibliotecas do Rio de Janeiro. Serviço exclusivo para a comunidade acadêmica da UCAM. A solicitação deverá ser encaminhada à biblioteca e o valor das cópias pago antecipadamente, de acordo com tabela estabelecida pelo IBICT, órgão administrador do Programa COMUT.

• Sistema Informatizado
Sistema Informa – Biblioteca Eletrônica que oferece acesso ao catálogo das bibliotecas e acervos especiais que já integram o Sistema de Bibliotecas UCAM: Biblioteca Central, Ipanema, Mestrado de Direito, Mestrado Economia Empresarial e os acervos: Golbery do Couto e Silva, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, Centro de Estudos das Américas, Escola Superior Candido Mendes, Escola de Modas, Design de Interiores, IUPERJ, Niterói, Tijuca, Méier, Penha, Santa Cruz, Bangu e Friburgo. O sistema premia todos os serviços de biblioteca e oferece consultas on-line em rede local e via Internet.

. Acesso ao Portal de Periódicos da Capes/Mec

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

É considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro.

Atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental.

As ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos visam atender os seguintes objetivos:

• A promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;

• A capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

• O desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;

• A ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Fonte: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&;view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=126. Acesso em: 18 abr. 2018.

Política de Aquisição
A Biblioteca Central da UCAM não centraliza a seleção e aquisição de materiais bibliográficos e de multimídia, a partir da criação das unidades remotas da universidade.
Cada unidade tem sua Comissão de Seleção de Acervo (algumas ainda em implantação) que encaminha a bibliografia básica e de literatura complementar, por curso, para a biblioteca da unidade estabelecer a quantidade de exemplares necessários, de acordo com o acervo disponível, com o número de alunos matriculados no curso e com a demanda pré-existente, pois são registradas todas as solicitações não atendidas. As solicitações, em muitos casos, são encaminhadas à Biblioteca Central para providências quanto às propostas de livreiros/editores e posterior remessa ao Departamento Financeiro, na Pró-Reitoria Administrativo-Financeira, que é o gestor dos recursos financeiros da universidade.
No tocante às doações, a política estabelece a pré-seleção pelo responsável pela biblioteca de cada unidade ou o recebimento total pela Biblioteca Central para seleção e posterior distribuição para as unidades ou para descarte. Quanto aos lançamentos, cada unidade recebe e incorpora imediatamente ao acervo.

Politica de Informatização
Projeto de Integração 2003-2007 elaborado pela Biblioteca Central, juntamente com a Diretoria de Tecnologia e Informação, que visa integrar num único banco de dados e utilizando o Sistema Informa – Biblioteca Eletrônica, da Empresa Modo Novo Consultoria e Informática, as bases de dados de todas as bibliotecas do Sistema de Bibliotecas UCAM.
O sistema premia todos os serviços de biblioteca e centros de documentação e utiliza protocolos internacionais de intercâmbio de dados. Possibilita o controle e o desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas: registro, preparação técnica e física do acervo, controle de vocabulário, cadastramento de usuários, envio de e-mails quando do atraso na devolução de empréstimos, reservas, recuperação de informações através de consulta geral e específica, além da emissão de relatórios diversos.

Sobre o Espaço
Área total: 3.300m2
Instalações para o acervo: 1.376,27m2
Instalações para estudos individuais: 559,27m2
Instalações para leitura e estudos em grupo: 705,02m2

tabela_biblioteca
Aguarde, realizando operação...