enade

ATENÇÃO ESTUDANTES – PROVA DO ENADE/2022

ENADE 2022_Comunicado UCAM

QUAIS CURSOS SERÃO AVALIADOS EM 2022?

De acordo com a Portaria MEC nº 41, de 20/01/2022 e Edital nº 51, de 24/06/2022, republicado em 30/06/2022, são cursos avaliados nesta Edição:
I – áreas relativas ao grau de bacharel:
a) administração;
b) administração Pública;
c) ciências Contábeis;
d) ciências Econômicas;
e) comunicação Social (Jornalismo);
f) comunicação Social (Publicidade e Propaganda);
g) direito;
h) psicologia;
i) relações Internacionais;
j) secretariado Executivo;
k) serviço Social;
l) teologia; e
m) turismo;
II – áreas relativas ao grau de tecnólogo:
a) tecnologia em Comércio Exterior;
b) tecnologia em Design de Interiores;
c) tecnologia em Design Gráfico;
d) tecnologia em Design de Moda;
e) tecnologia em Gastronomia;
f) tecnologia em Gestão Comercial;
g) tecnologia em Gestão da Qualidade;
h) tecnologia em Gestão Pública;
i) tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
j) tecnologia em Gestão Financeira;
k) tecnologia em Logística;
l) tecnologia em Marketing; e
m) tecnologia em Processos Gerenciais.
Os alunos dos cursos avaliados no ENADE 2022, ingressantes e concluintes devem ser inscritos pela Instituição de Ensino, através das coordenações de cursos, nos termos do Edital nº 51. Estes alunos, definidos pelo Edital nº 51, são denominados de “habilitados”.

2022 É ANO DE ENADE PARA O MEU CURSO, COMO DESCUBRO SE SOU HABILITADO?

Os habilitados são definidos no Edital nº 51/2022 nos seguintes termos:
a) ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022;
b) concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100%da carga horária do curso até julho de 2023; e
c) concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

As coordenações de cursos devem informar os alunos habilitados desta condição em relação ao ENADE 2022.

Leu o Edital nº 51 e ainda tem dúvidas se é habilitado ou não? Contate a coordenação de seu curso para esclarecimentos.

INGRESSANTE X CONCLUINTE HABILITADO – QUEM FAZ PROVA?

No ENADE 2022, apenas os concluintes habilitados fazem a prova.
A despeito disso, ingressantes e concluintes habilitados são inscritos pelas coordenações de cursos.

ESTOU HABILITADO. O QUE DEVO FAZER?

Pelo Edital nº 51, o estudante habilitado tem obrigações a cumprir como cadastrar-se no sistema ENADE para informar se necessita ou não de atendimento especializado para a realização da prova, tratamento por nome social, preenchimento do Questionário do Estudante e consulta ao local de prova.
Confira no Edital nº 51 quais passos você, estudante habilitado, deve seguir e quais são as obrigações do estudante previstas no Edital.

DIA DA PROVA. O QUE DEVO LEVAR?

A prova do ENADE 2022 será no dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:
Abertura dos portões – 12h
Fechamento dos portões – 13h
Início da prova – 13h30
Término da prova – 17h30
O Edital nº 51 também informa o que estudante deve levar consigo no dia do exame e que ações deve antever.

Nesse sentido, são alguns exemplos:
a) Saiba, antecipadamente, qual o local onde realizará a sua prova;
b) Chegue com, pelo menos, 01 hora de antecedência;
c) Tenha o Cartão de Confirmação de Inscrição com você no dia;
d) Verifique se na cidade onde fará prova é exigido o uso de máscara de proteção contra COVID-19;
e) Leve documento original e oficial de identificação, com foto. Confira o que é considerado documento de identificação no Edital.

Atenção! Confira também quando o documento, ainda que original, não será aceito por não permitir a identificação de seu portador (item 15.5 do Edital);

E confira as obrigações do estudante concluinte habilitado à prova no Edital nº 51.

COMO SERÁ A PROVA?

As provas do ENADE 2022, com duração total de 4 (quatro) horas, serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação.

A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

A parte de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos.

As questões discursivas da parte de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE, SOU OBRIGADO A PREENCHER?

Se você é um concluinte habilitado, sim você está obrigado ao preenchimento do Questionário do Estudante, no sistema ENADE.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, conforme o § 1º do art. 41da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o ENADE 2022.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema ENADE.

DÚVIDAS?

Fale com a coordenação de seu curso.
E ACESSE A PORTARIA MEC 41 E O EDITAL 51 DISPONÍVEIS EM
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exameseducacionais/enade

Cooperação Internacional

A Universidade Candido Mendes oferece aos seus alunos a oportunidade de cursar um ou dois semestres em prestigiadas universidades.
Contam com uma orientação exclusiva e necessária em todas as etapas do processo de candidatura, transporte, estadia e aproveitamento acadêmico das disciplinas cursadas no exterior. Este é um diferencial inovador que a UCAM Internacional oferece em seus cursos de graduação, seguindo a tradição da Universidade Candido Mendes de formar profissionais com diploma de valor.
A Pró-Reitoria de Convênios Internacionais coloca-se à disposição dos alunos e docentes que visam a especialização lato ou stricto sensu, com informações atualizadas e soluções integradas às necessidades de cada caso.

Núcleos de Prática Jurídica

O Forum Universitário Candido Mendes – FUCAM, criado há mais de 40 anos, vinculado exclusivamente à Faculdade de Direito Candido Mendes-Centro, por não existir, à época, as demais coligadas, foi uma decorrência lógica da constatação da indissolubilidade entre o ensino e a prática da atividade jurídica, combinando-a com a necessidade de inserir a Academia no meio social. Assim, ao proporcionar aos graduandos a possibilidade de colocar em prática o seu conhecimento teórico, ao mesmo tempo abria a possibilidade de atender às camadas mais necessitadas da população, dando-lhe a oportunidade de buscar aquilo que, até então, não estava ao seu alcance: A Prestação Jurisdicional.
Por ser pioneiro, constata-se ainda, que para merecer esta conceituação, o FUCAM, sempre esteve em permanente estado de evolução, adaptando-se às melhores técnicas e conceitos para permanecer sempre atualizado, acompanhando o desenvolvimento econômico e social do País, em razão disso, atravessamos fronteiras, e já temos a nossa marca reconhecida internacionalmente, uma vez que, atuamos na defesa dos nossos assistidos, por intermédio das Cartas Rogatórias espalhadas pelo mundo, a exemplo dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e Japão, bem como em todo território nacional, por intermédio das precatórias expedidas.
É certo que, os órgãos públicos do Executivo (federal, estadual e municipal), as autarquias, as estatais, inclusive os Poderes Legislativo e Judiciário, todos conhecem a marca FUCAM e respondem as solicitações, lançando-a, indicando clientela para todas as áreas deste Fórum Universitário.
Reconhecendo a sua Responsabilidade Social, formamos a tríade – Universidade, aluno e assistência Jurídica Gratuita, aprimorado o aprendizado do aluno e o resgate da cidadania da comunidade carente.
Objetivos
Unindo esforços, temos a preocupação de oferecer ao formando em direito a oportunidade de consolidar seus conhecimentos teóricos à sólida formação prática, para atender a demanda reprimida, abrindo as portas do Poder Judiciário a uma parte expressiva da população carente, criando um novo conceito nos cursos de direito, que é a complementaridade dos cursos acadêmicos com a atividade prática.

DOWNLOADS

UNIDADE CENTRO – EDITAL

  • Centro-Assembleia
    Rua da Assembleia, 10 - Térreo
    Tel.: (21) 3543-6467
  • Ipanema
    Rua Joana Angélica, 63
    Tel.: (21) 2525-1032

Ouvidoria

A Ouvidoria da UCAM, ligada à Reitoria, é atribuição da Pró-Reitoria Comunitária, com competência para avaliar a procedência de reclamações, solicitações e denúncias para ulterior encaminhamento às autoridades acadêmicas competentes, garantindo o sigilo quanto à autoria da manifestação do usuário.

ENVIE SUA MENSAGEM AQUI

Boletim Comunitário

Criado em 2002 e coordenado pela Pró-Reitoria Comunitária, o Boletim Comunitário é o canal de comunicação oficial da Universidade Candido Mendes que divulga, dentre outras coisas, eventos de interesse da comunidade discente, além de noticiar acontecimentos ocorridos no ambiente acadêmico.

CLIQUE AQUI para visitar a página do Boletim Comunitário da UCAM.

Diretórios Acadêmicos

  • Diretório Acadêmico Candido Mendes
    Rua da Assembléia, 10 - 1º Andar - sala 112 - Centro - RJ
    Tel.: (21) 3543-6407
    E-mail: dacm.ucam@gmail.com
    Responsável: André Luiz de Oliveira Pereira da Silva
  • Diretório Central dos Estudantes Barbosa Lima Sobrinho
    Av. Visconde do Rio Branco 429, Niterói - RJ
    Tel.: (21) 2173-8226 r.8256
    E-mail: dce.ucam@gmail.com
    Responsável: Vitória Salgado
  • Diretório Acadêmico Rui Barbosa
    Rua da Assembléia, 10 - 1º Andar - sala 102 - Centro - RJ
    Tel.: (21) 3543-6524
    E-mail: diretorioacademicoruibarbosa@gmail.com
    Responsável: André Luiz de Oliveira Pereira da Silva
Aguarde, realizando operação...