Faça Biomedicina na Candido Mendes

Estruturada sob o conceito da Promoção da Saúde e Bem-Estar, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Candido Mendes apresenta um projeto que transcende o conceito de saúde restrito ao tratamento de doenças, apontando na direção de uma saúde integral, ou seja, física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva, promovendo uma formação de excelência, preparando seus egressos para atuar em alto nível, tanto individualmente quanto em cooperação com equipes multidisciplinares, onde a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, especialmente neste momento.

Neste sentido, este setor possui demanda contínua na formação de profissionais qualificados para o enfrentamento dos desafios que emergem em nossos tempos, com a capacidade protagonista de buscar rápidas e efetivas soluções.

De forma complementar, o cenário atual vivenciado pelo mundo todo intensificou o despertar para a adoção cada vez maior de comportamentos saudáveis em todos os segmentos de atuação profissional na Saúde, inclusive, na adoção de novas tecnologias, protocolos e metodologias para o enfrentamento de crises sanitárias, como a atual.

Com isso, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Cândido Mendes encontra-se estruturada na direção do desenvolvimento das competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais para o enfrentamento dos grandes desafios que se apresentam na área da Saúde, tudo isso, embalado pela nossa TRADIÇÃO, pois são mais de 120 anos transformando vidas, HUMANIZAÇÃO, uma competência fundamental para quem deseja trabalhar na área da Saúde, INOVAÇÃO, tanto tecnológica quanto pedagógica e, por fim, pelo nosso compromisso e responsabilidade com o PACTO COM A EXCELÊNCIA, ou seja, buscar e fazer sempre o melhor.
• Laboratórios (Aulas Práticas);
• Biblioteca digital;
• Ferramentas tecnológicas;
• Convênios especializados.

Por que estudar na Candido Mendes

O curso possui uma matriz curricular que oferece uma sólida formação básica e ampla formação específica que buscam preparar o futuro Biomédico para as inúmeras possibilidades de intervenção na sua área.

Seus grandes diferenciais são as suas Vivências Práticas Simuladas e os seus Estágios, cuidadosamente organizados em parceria com os conteúdos da matriz curricular relacionados às áreas consagradas da Biomedicina, para lhe levar a um nível superior de conhecimento e intervenção profissional diferenciada.

Um outro grande diferencial é o seu Estágio. Ao desfrutar da possibilidade de cumprir 500 horas de vivência em uma das especialidades previstas pelo Conselho Federal de Biomedicina – CFBM, você será reconhecido(a) por este com Especialista, o que lhe proporcionará diferenciais no mercado de trabalho. Dentre as diversas especialidades possíveis no campo da Biomedicina, encontramos: Análises Clínicas, Hematologia, Análises Bromatológicas, Citologia Oncológica e Estética, entre tantas outras. Ao se conduzir dessa forma, ou seja, cumprindo 500 horas, no mínimo, para uma das suas áreas praticada no Estágio Obrigatório, ao concluir o seu curso, para além da graduação em Biomedicina, você obterá o reconhecimento do CFBM – Conselho Federal de Biomedicina como Especialista na área escolhida (Resolução nº 78/2002, CFBM).

Some-se a isto, o eixo estratégico Laboratórios (Aulas Práticas) – Convênios Especializados lhe oferecerá a melhor forma de conduzir o seu curso com excelência e vivência prática.

Perfil Profissional do Aluno da UCAM

Conforme a Resolução CNE/CES 2, de 18 de fevereiro de 2003, o Biomédico deverá possuir “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”.

Como competências e habilidades gerais, no Art. 4º, este estabelece:
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais”.

Mercado de Trabalho

Dedica-se à pesquisa na área de Saúde, no contexto humano, animal e vegetal. Cabe ao Biomédico o estudo, identificação e classificação dos microrganismos causadores de enfermidades.

Sua atuação profissional envolve a realização de exames, interpretação de resultados de análises clínicas na direção do diagnóstico de enfermidades; na identificação de contaminações em alimentos; com análises hematológicas (sanguíneas) e moleculares; na análise e produção de bioderivados (produtos obtidos a partir de matérias-primas vegetais); na pesquisa e no controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.

Seu campo de atuação, para além dos laboratórios, envolve o trabalho em hospitais, indústria farmacêutica, indústria alimentícia, órgãos públicos de saúde, bancos de sangue, clínicas de estética, perícia criminal, vigilância sanitária e, docência e pesquisa em instituições de ensino superior, e como áreas promissoras, a reprodução humana e pesquisa genética.

Dados do Curso

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carga horária

3380 h/a

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titulação

Bacharelado

Onde estudar

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Coordenação

Prof.ª Dra. Bianca Perdigão Olivieri

Prof.ª Dra. Bianca Perdigão Olivieri



e-mail: bianca.olivieri@candidomendes.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9484717014817289

Turnos

Turnos

Turnos

Valores
Valor Integral: R$ 624,00
Primeira mensalidade: R$ 209,00 (isenta na Campanha Carnaval 2024/1)
Novas Matrículas 2024/1: R$ 499,20
ENEM, Transferência e Segunda Graduação: R$ 374,40

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